Rota do Mangue

Status: 2016 – Em andamento

Promover a conscientização sobre a importância do manguezal da Baía da Babitonga, um berçário e local natural a ser preservado em localizada em Joinville, Santa Catarina este é o motivo que nos incentivou a criar e desenvolver o projeto Rota do Mangue.

Apaixonados pela natureza, canoagem e atividades ao ar livre, foram estes os ingredientes que complementaram a vontade de conhecer mais a rica natureza de Joinville, suas águas, sua baía e de criar novos materiais (quadrinhos e animações) com um olhar diferente para o meio ambiente.

Qual nosso real papel aqui no planeta como seres que convivem intrinsecamente com o ambiente à nossa volta? Quais os conhecimentos que podemos adquirir através da vivência plena de respeito à sua preservação e à nossa própria?

Inspirados e incentivados por esse sentimento, determinamos os objetivos do projeto:

• Coletar informações sobre a fauna, a flora e os impactos socioambientais do ecossistema manguezal da Baía da Babitonga, por meio da realização de uma rota a ser percorrida com duas canoas canadenses.

• Utilizar as informações coletadas para a criação de novos materiais de apoio à Educação Ambiental e assim como também difundir estas informações nas palestras e oficinas nas escolas de Joinville e região.

A utilização de canoas (do tipo canadense) para a realização da rota nos manguezais de Joinville foi escolhida pelo fato de proporcionar segurança no transporte de pessoas e também de equipamentos (para o registro fotográfico e de vídeo). O uso do ambiente aquático permite a experiência pela vivência do percurso para registrar as informações sobre a fauna, a flora e os impactos socioambientais de forma mais precisa e contemplativa. E o mais importante, o uso de canoas não causa impacto, mesmo ainda que inseridas no ambiente.

A partir dos registros feitos através da realização da rota traçada para a Baía da Babitonga será possível organizar as informações da atual situação do manguezal deste trajeto percorrido, servindo como base para a criação de novos materiais como quadrinhos, animações, vídeos, jogos e também aplicativos, todos com premissa de auxiliar os processos pedagógicos de Educação Ambiental. Considera-se a ainda que a vivência de experiências de cuidado ambiental no manguezal pode contribuir com a sensibilização acerca da sua relevância para a manutenção da vida e do equilíbrio ambiental (repercutindo inclusive nos desafios dos centros urbanos).

Estas informações também serão utilizadas para elaborar palestras a serem realizadas nas escolas de Joinville com o intuito de trazer à tona o diálogo, discussão e reflexão sobre a importância do ecossistema Manguezal e da Baía da Babitonga.

Confira aqui as fotos de algumas das expedições: