Turma do Mangue

Status: 2015 – em andamento

O projeto Turma do Mangue iniciou com a primeira aparição dos personagens na história em quadrinhos integrante da edição 21 do Almanaque Ambiental Menino Caranguejo em 2015.

São 7 caranguejinhos muito especiais que formam a Turma do Mangue! Caranga, Vivi, Uçá, Maria-Farofa, Goiamum, Sirilo e Babinha, que representam várias espécies de caranguejo.Uma turma bem animada e consciente que mora no coração do manguezal brasileiro.

A história da Turma do Mangue começa no manguezal chamado de Babitonga uma região que, cada vez mais, tem sido ameaçada com o progresso da humanidade. Um progresso desconhecido para todos os seres vivos que lá habitam. Eles irão aprender novas formas de se adaptar às mudanças ambientais. Juntos irão compartilhar desafios de forma criativa e lúdica, uns com os outros, na jornada pela adaptação ambiental.

Os Caranguejos são crustáceos, precisam da água para poder respirar, sua carapaça é seu exosqueleto na qual acabam trocando com seu crescimento, atividade essa chamada de ecdise, se alimentam de vegetais e restos de animais mortos, existem caranguejos no mundo todo, alguns moram em oceanos, rios e na terra perto de lugares úmidos como os manguezais e as praias.

Caranga espécie aratu vermelho de Galápagos (Grapus), Vivi, Uça e Babinha são da espécie caranguejo-uça, Goiamum da espécie guaiamu, Maria Farofa da espécie maria-farinha e Sirilo um siri.

A Turma do Mangue busca por meio do lúdico da arte dos quadrinhos, games e da animação uma forma de diversão e reflexão de temas pertinente a prática e no auxílio como instrumento para a educação ambiental que é parte integrada em todos os níveis de ensino formal e informal no Brasil.

A Turma do Mangue foi criado pelo autor Chicolam (José Francisco Peligrino Xavier), que cedeu os direitos do uso dos personagens ao Instituto Caranguejo de Educação Ambiental, afim de auxiliar nas produções de materiais lúdicos em pró a educação ambiental.

Desde junho de 2015 a Turma do Mangue está presente em tirinhas e, com senso de humor, crítica e reflexão falam sobre o meio ambiente em seu dia a dia no manguezal.

As tirinhas são publicadas diariamente nos jornais A Notícia de Joinville, Diário Catarinense de Florianópolis e Jornal de Santa Catarina de Blumenau. De de lá para cá foram publicadas mais de 2 mil tirinhas.

As tirinhas também estão presentes em diversos materiais didáticos de editoras como, Moderna, FTD, Positivo, Scipione, Poliedro, Somos Educação, Kroton, Editora do Brasil, Edebê, Casa Publicadora, Editora Bom Jesus entre outras. (Para mais informações sobre licenciamento, entre em contato via email em: instituto@caranguejo.org.br).

Conheça mais os personagens:

Caranga: é um caranguejo da espécie de Galápagos. Possui muitas ideias, gosta de todo mundo e busca sempre um jeito de ajudar a todos e está sempre pronto para novas aventuras, mas ele é um pouco impaciente e agitado, pois quando se depara com o lixo e a degradação no manguezal, trata de reunir a turma para combater este mal que aflige o manguezal. Ele é um eterno e apaixonado fã de bolo de cenoura!
Vivi: É meiga e fofinha ao mesmo tempo que é destemida e dedicada. Tem mania de querer ‘por ordem na casa, oops, no manguezal’ e quando encontra o descaso dos seres humanos e a poluição no manguezal se transforma da água para vinho, ficando ‘roxa’ de indignação, pois fica muito brava e chateada. Apaixonada pelo Caranga, é sua fiel companheira em todas as aventuras da turma do Mangue.
Uçá: Divertido e brincalhão é um caranguejo ingênuo e curioso, embora muito corajoso. Com uma personalidade romântica, quase poética, sempre acaba provocando inúmeras confusões no mangue. Vê no Caranga um irmão mais velho, que admira e respeita muito.
Babinha: É o mais jovem da turma, pois é um filhote da espécie Uçá que está sempre ao lado da turma em todas as aventuras no manguezal. Arrojado por natureza e corajoso por opção!
Maria Farofa: Prima da Maria Farinha, a espécie de caranguejo que mora na praia, adora o mar, colecionar conchinhas e fazer artesanato. Gosta muito de Reaggae e está sempre na paz, na positividade. Zen, ela é a artista da Turma do Mangue. Mas não se engane, perspicaz, tem o temperamento forte e bem humorado, mas se ‘pisarem no calo dela’, aí a coisa fica feia e é bom nem ficar por perto!
Goiamum: Ele grande forte e desengonçado. Sentimental, possui um amor platônico e secreto pela Maria Farofa. Sua grande sensibilidade às vezes é tão grande quanto seu tamanho que acaba atrapalhando, deixando-o muito triste e chateado. Mas encontra na Turma do Mangue uma grande alegria de viver livre no manguezal.
Sirilo: Ele é um siri que vem da praia e gosta de correr. É esperto e muito inteligente. Competitivo, corajoso e destemido, está sempre pronto para ajudar no que for preciso para o bem do manguezal.

A Turma do Mangue também está presente no Instagram, com tirinhas inéditas, postadas diariamente. Acesse agora e comece a seguir as aventuras da Turma!  https://www.instagram.com/turmadomangue/