Almanaque Ambiental Menino Caranguejo

Status: concluído – De 2013 a 2015

O projeto Almanaque Ambiental Menino Caranguejo surgiu a partir das experiências obtidas com a comunidade de Joinville e região catarinense e de outras cidades do Brasil (por meio da rede Caranguejo de educadores ambientais) na utilização das histórias em quadrinhos do Menino Caranguejo dentro e fora da sala de aula, como uma ferramenta de auxílio à compreensão da dimensão ambiental em crianças, jovens e adultos (estudantes, professores e educadores, respectivamente).

Seu objetivo era buscar uma forma de trazer em um único espaço: Quadrinhos, Entretenimento, Cultura e Educação Ambiental e ser um veículo de comunicação entre o Instituto Caranguejo e a comunidade formada por professores, educadores, estudantes, ambientalistas e também pela família.

Patrocínio:

Tupy S.A. – Ano 1 e Ano 2: Em 2013, ano de início do projeto Almanaque, a Tupy S.A., com sede em Joinville-SC, comemorou 75 anos de atividades, e incluiu em sua estratégia de divulgação, o patrocínio ao projeto Almanaque Ambiental Menino Caranguejo.

ICRH – Instituto Carlos Roberto Hansen – Tigre S.A. – Ano 1 e Ano 2: Criada há mais de 10 anos, o ICRH constitui-se o braço social do Grupo Tigre, e tendo conquistado até o momento a marca de 365.555 pessoas beneficiadas, firma-se como um dos pilares do conceito de sustentabilidade da empresa.

Parque Beto Carrero World – Ano 2: A parceria com o parque que tem como foco as ações de inclusão social nas áreas de educação, cultura e saúde, contribuiu com a publicação de mais 5 edições do Almanaque Ambiental em seu segundo ano de execução. Junto com o ICRH e a Tupy, foram distribuídos gratuitamente 100.000 exemplares.

O patrocínio contemplou a produção, impressão e distribuição de 23 edições dos almanaques para a comunidade de Joinville, que abrange: escolas municipais, escolas estaduais, postos de saúde, hospitais públicos e também através de parceiros para a distribuição para o público em geral, em diversos pontos da cidade de Joinville.

Através da parceria com a Secretaria Estadual de Educação e seu Núcleo de Educação Ambiental, os almanaques foram encaminhados para as escolas dos 7 municípios que fazem parte de sua gerência, além de Joinville: Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú.