Menino Caranguejo

Status: 2007 – em andamento

O Menino Caranguejo é um garoto típico do litoral brasileiro. Ex-catador de caranguejo e pescador, aprendeu a valorizar e respeitar o meio ambiente em que está inserido. É um personagem de história em quadrinhos e desenhos animados que representa a brasilidade e o respeito ambiental e cultural.

Junto com seus melhores amigos, Eva, Tran e Caranga (caranguejo vindo da ilha de Galápagos), ele vive numa vila de pescadores. Seu dia a dia mostra a vida e situações típicas de um garoto de sua idade, como ir à escola, brincar e correr atrás do Caranga.

Após encontrar uma misteriosa ‘Garra de Caranguejo’, o Menino Caranguejo ganhou poderes e agilidades. Sua garra lhe fornece poderes e habilidades, força sobre-humana permitindo-lhe cavar com agilidade e se movimentar com muita rapidez nos manguezais. Sua força vem de sua garra de caranguejo que permite a alteração e manipulação dos estados físicos da matéria. Em situações de perigo costuma se camuflar com a lama do manguezal.

Possui vulnerabilidade em lugares congestionados, longe da Natureza. Mas não foi só isso, sua percepção sobre o Meio Ambiente também se amplificou e com a ajuda de seu novo amigo, o Guardião, ele aprendeu a utilizar seus poderes em beneficio e proteção dos manguezais. Mais além, ele compreendeu a real importância do respeito à Natureza e ao Meio Ambiente. Isso se reflete nas situações de seu cotidiano, seja na escola, em seu bairro ou em sua casa.

Essa narrativa nasceu com o propósito lúdico (fantasia, ficção) como forma de comunicação para o público infanto-juvenil sobre a questão ambiental.

Estas e outras situações estão presentes em suas histórias. Utilizando a linguagem lúdica dos quadrinhos em roteiros de aventura, ação e respeito ao Meio Ambiente.

“O Menino Caranguejo é o elo entre os humanos e a vida dos manguezais, os mesmos manguezais que são constantemente ameaçados pelo progresso insustentável e pela ganância humana por recursos naturais.
Seus poderes surgiram no momento em que sua vida estava por um fio. Salvo pelo manguezal, que se manifestou por meio de seus moradores, os caranguejos, que o levaram a uma rocha escondida   por milhares de anos. Uma rocha com forma de garra que fez com   que um ex-catador de caranguejo se tornasse um protetor em defesa da vida dos manguezais.” Chicolam – Autor e criador.

 


O projeto Menino Caranguejo ao longo de 10 anos, contemplou a produção de histórias em quadrinhos, tirinhas, animações e peça de teatro. Atualmente focado na criação de novos roteiros para histórias em quadrinhos, o personagem tem seu conceito mais amadurecido que se reflete no enredo e nas narrativas com abordagem ecológica e até filosófica sobre o Meio Ambiente e o papel dos seres humanos nesse contexto ambiental.

Conheça seu histórico:

O projeto Menino Caranguejo iniciou em 2007 com a publicação da primeira história em quadrinhos do personagem, que conquistou o prêmio do 20º HQ Mix como melhor lançamento independente e o 24º Angelo Agostini, como melhor lançamento de 2007.

Desde então ao longo dos anos, foram realizadas diversas parcerias que resultaram na publicação de HQ’s no formato edição especial, são elas: Manguezal (2010), Missão Dengue (2009) e O Mistério de São Gonçalo (2008).

Desde 2008 são publicadas diariamente as tirinhas do Menino Caranguejo nos principais jornais de Santa Catarina (AN Joinville, DC de Florianópolis e Jornal de Santa Catarina de Blumenau). A partir de 2015 começou a dividir o espaço com a Turma do Mangue, nas mais diversas narrativas trazidas pelas tirinhas.

O Menino Caranguejo, desde 2005, por meio do projeto de Extensão Comunitária da Univille chamado Desenho Animado Ambiental, está presente na comunidade de Joinville e região, por meio de visitas e palestras nas escolas. Ministradas por Chicolam, sua história, suas HQ’s, desenhos animados e seus processos de criação e produção foram abordados e demonstrados para as crianças e jovens de Joinville.

O personagem ainda esteve presente nas histórias em quadrinhos do projeto Almanaque Ambiental (2013 a 2015), focado no público de 5 a 12 anos, alunos das escolas do ensino fundamental e também aos professores, que puderam utilizar em sala de aula as 23 edições publicadas do Almanaque

Em 2016 surge a oportunidade de reunir numa coletânea, todos as 23 histórias em quadrinhos que são parte integrante do projeto Almanaque Ambiental Menino Caranguejo. Oportunidade ímpar e conquistada através do Mecenato Municipal de Incentivo à Cultura (SIMDEC) de Joinville. O livro ainda traz um relatório demonstrando o impacto na comunidade da cidade e sua parceria com a escola municipal Prof. Aluízius Sehnem, localizada às margens da Baía da Babitonga.

 

Para adquirir o livro clique na imagem:

 

Criado por Chicolam em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em 1997, o personagem completou 10 anos de quadrinhos e 20 anos de história em 2017. Para registrar e comemorar esse momento ímpar foi produzida uma coletânea de todos os quadrinhos, estilo graphic novel, num livro de capa dura e papel Couché brilhante. Com 144 páginas o livro ainda traz uma história inédita do Menino Caranguejo para concluir o conceito iniciado em sua primeira história em quadrinhos de 2007.

Para adquirir o livro clique na imagem: